Instituto Pensar - Lula pode vencer no 1º turno com 53%

Lula pode vencer no 1º turno com 53%

Pesquisa confirma chances de vitória no 1º turno. Foto: Ricardo Stuckert

Estudo realizado pelo sociólogo Marcos Coimbra, do Instituto Vox Populi, mostra que Lula (PT) segue na liderança, com perspectiva de vitória no primeiro turno das eleições presidenciais. O petista manteve os 53% na média das pesquisas presenciais, quando as pessoas são ouvidas em casa.

Jair Bolsonaro (PL), que havia oscilado 1 ponto para menos, ganhou fôlego com o esvaziamento da terceira via e subiu dois pontos, chegando a 34% dos válidos.

Ciro Gomes (PDT) manteve os 8% e a soma dos demais candidatos derreteu de 8% para 5%.

Pesquisas telefônicas

Na média das pesquisas remotas, realizadas por telefone, Lula e Bolsonaro oscilaram um ponto para cima nos votos válidos e estão com 48% e 38% respectivamente. Ciro mantém 8% e a soma dos demais caiu de 8% para 6%.

Leia também: Lula cresce e tem 53% dos votos válidos; Bolsonaro cai dois pontos, diz pesquisa

Nos votos totais nesse tipo de pesquisa, Lula foi de 43% para 44% e Bolsonaro de 33% para 35%. Ciro oscilou de 7% para 8% e os demais de 7% para 6%. Nulos e brancos cairam um ponto e são 9%.

Em eventual segundo turno, Lula segue vencendo na média das presenciais: oscilou de 55% para 54% e Bolsonaro manteve 32%, com 14% de brancos e nulos. Nos votos válidos, o placar é de 63% a 37%.

Na média das pesquisas remotas, Lula vence por 52% a 38%, com 11% de brancos e nulos ? 58% a 42% nos válidos.

Por Plinio Teodoro




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: